terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Projecto Coração na Guiné





Realizou-se no passado dia 27 de Janeiro, no refeitório da ESMA, uma sessão de divulgação do Projecto Coração na Guiné que contou com a participação do seu principal obreiro, Joel da Fonseca, que relatou a sua experiência, procurando sensibilizar a nossa Comunidade Educativa para a participação neste projecto tão nobre.
Colabora, doando material escolar, dicionários, gramáticas,...
Para saberes mais sobre este projecto consulta a respectiva página em: http://www.coracaonaguine.com/


“Foi em 2008 que nasceu o projecto “Coração na Guiné” com o intuito de ajudar a melhorar as condições de vida das mulheres e crianças mais desfavorecidas da Guiné-Bissau. Fizemo-lo através de parcerias com ONG’s, instituições religiosas já implantadas no terreno, organismos estatais guineenses e portugueses e com algumas empresas e organizações privadas.

O projecto nasceu sobretudo no coração de Joel Fonseca, quando este conheceu o trabalho da Casa Emanuel, uma associação humanitária e social fundada em 1995 e que está sedeada no bairro de Háfia, em Bissau. Mas teve continuidade e desenvolveu-se devido à mobilização de outras pessoas que ajudaram a dar forma a este solidário “coração”.

No início de 2009, e durante três semanas consecutivas, esteve no ar a campanha “Coração na Guiné” no programa diário da RTP1, “Portugal no Coração”. Graças à resposta de muitos telespectadores ao nosso desafio, que ao longo das 3 semanas foram contribuindo com chamadas de valor acrescentado e com outros donativos, conseguimos enviar para a Casa Emanuel cerca de 62 toneladas de alimentos, roupa e material escolar.

Já em 2010, dois dos nossos voluntários decidiram aliar o prazer de andar de mota com a vontade de ajudar a população guineense mais carenciada e rumaram a África. Durante 10 dias, entre Maio e Junho, Joel Fonseca e José Miranda percorreram de mota os 7500 quilómetros que ligam Portugal à Guiné-Bissau. Pelo caminho atravessaram o maior deserto do mundo e subiram e desceram as montanhas do Atlas para entrarem na África negra. À chegada à Guiné-Bissau, que é actualmente o 3º país mais pobre do Mundo, entregaram e instalaram 20 toneladas de equipamento médico/hospitalar em diversas unidades de saúde do país.”




Sem comentários:

Enviar um comentário