quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Concurso de Leitura da ESMA




Regulamento do Concurso de LeituraArt.º 1º
Objectivos

Tendo em conta a necessidade de promoção da leitura nas escolas, a Equipa da Mediateca – em articulação com os professores de Português – promove, no ano lectivo de 2009/2010, o Concurso Interno de Leitura. O concurso tem o objectivo de estimular a prática da leitura entre os alunos do Ensino Secundário e do 3º Ciclo do Ensino Básico e pretende avaliar o resultado da leitura de obras literárias pelos estudantes desses graus de Ensino.

Art.º 2º
Condições Gerais de Participação

A participação no concurso está aberta a todos os estudantes da Escola. Para efeito da sua participação, os concorrentes comprometem-se a respeitar o presente Regulamento bem como as decisões do Júri.

Art. 3º
Categorização dos Concorrentes

Os concorrentes serão agrupados em duas categorias: alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico (7º, 8º e 9º anos de escolaridade) e alunos do Ensino Secundário (10º, 11º e 12º anos de escolaridade).

Artº.4º
Júri
O júri é presidido pela Professora Bibliotecária e integra, ainda, um membro da Direcção Executiva, a equipa da Mediateca e representantes dos grupos 300 e 320.

Cabe ao júri a organização geral do Concurso Interno de Leitura e o controlo do seu desenvolvimento. O Júri é soberano, não sendo possível, em qualquer circunstância, recorrer das suas decisões.

Cabe ainda ao Júri decidir sobre quaisquer matérias omissas neste Regulamento.

Art. 5º
Calendário

O Concurso decorrerá até ao dia 14 de Abril, com apresentação das provas nesse mesmo dia.

Art.º 6º
Obras a Concurso
Das três obras propostas cada concorrente terá que escolher duas.
Ensino Básico
• Título – Amados Gatos
Autor – José Jorge Letria

• Título – Estórias abensonhadas: contos
Autor – Mia Couto

• Título – Lua de Joana
Autor – Teresa Maia Gonzalez

Ensino Secundário:
• Título – Navegador Solitário
Autor – João Aguiar

• Título – A Montanha de Água Lilás
Autor: Pepetela

• Autor –Título – O Principezinho
Autor – Saint Exupery


A Mediateca dispõe de 2 exemplares de cada obra, que estarão à disposição dos concorrentes.

Art.º 7º
Provas de Selecção

As provas decorrerão no espaço da Mediateca Escolar, no dia 14 de Abril, pelas 17H00 e compreenderão uma prova escrita presencial.
Os concorrentes podem solicitar uma ficha de leitura disponível na Mediateca, que os apoiará na preparação das provas a que serão sujeitos.

O tipo de prova pretende avaliar os conhecimentos dos concorrentes sobre as obras seleccionadas e, embora muito variável, terá questões relacionadas com a acção, o ambiente, as personagens e uma apreciação pessoal.

Art.8º
Prémios

Cada concorrente receberá um diploma de participação onde constará o seu nome.
O primeiro classificado de cada uma das duas categorias – 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário – receberá um VALE FNAC. Aos segundos e terceiros lugares ser-lhes-ão entregues prémios correspondentes à classificação atingida.




Sem comentários:

Enviar um comentário