terça-feira, 10 de novembro de 2009

Dia de S. Martinho



Como é hábito, a Mediateca Escolar irá dinamizar no próximo dia 11 de Novembro, mais um dia de S. Martinho, este ano em colaboração com a turmas PIEF T1, CEF de Carpintaria e P32 - Profissional de Técnico de Apoio à Infância. Assim, no intervalo grande da manhã (9H40/10H00) irá ser ser recriada a lenda de S. Martinho, bem como a venda de castanhas, em torno do Casal Saloio.

Lenda de S. Martinho
São Martinho nasceu no ano de 316, na Sabária da Panónia (Hungria). Seu pai era oficial do Exército Romano.
Aos 12 anos, contrariando a vontade dos pais, tornou-se cristão. Entretanto, o pai contrapôs-se terminantemente a essa decisão do filho, alistando-o no Exército Romano. Aconteceu, nessa época, o famoso episódio da manta de guarda imperial: ao ver um mendigo tiritando de frio, corta ao meio a sua manta e oferece-lhe uma parte. À noite sonhou e viu Jesus envolto naquele pedaço de manta, dizendo: "Martinho, ainda não baptizado, deu-me este vestuário".
Abandonou, então, o Exército e fez-se baptizar por Santo Hilário de Poitiers. Entregou-se à vida de eremita, fundando um mosteiro em Ligugé, França, onde vivia sob a orientação de Santo Hilário. Ordenado sacerdote, foi mais tarde aclamado bispo de Tours (371).
Tornou-se um grande evangelizador da França, verdadeiramente pastor, fundando mosteiros, instruindo o clero, defendendo a causa dos oprimidos e deserdados deste mundo. Morreu no ano de 397.




Horizontais1. Pessoas que S. Martinho defendeu;
2. Nome do santo que se comemora dia 11 de Novembro;
3. Nome do santo que baptizou S. Martinho;
4. Graduação militar do pai de S. Martinho;
5. Apareceu num sonho a S. Martinho.

Verticais1. Localidade francesa onde S. Martinho fundou um mosteiro;
2. Com quem S. Martinho dividiu a sua manta de guarda imperial;
3. Peça de roupa partilhada por S. Martinho;
4. Diocese onde S. Martinho exerceu o episcopado;
5. País onde S. Martinho nasceu

Sem comentários:

Enviar um comentário