sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Halloween





Halloween na ESMA
O Halloween foi comemorado mais uma vez na ESMA. Boa parte das actividades foram dinamizadas, como tem sido habitual, pelo Grupo de Inglês. Foi assim, que o Espaço de Exposições da Mediateca se encheu de aranhas gigantes, espanta espíritos e outros símbolos desta festa.

O Halloween marca o fim oficial do Verão e o início de um ano novo. Celebra também o final da terceira e última colheita do ano, o início do armazenamento de provisões para o Inverno, o início do período de regresso dos rebanhos do pasto. Esta festa teve vários nomes: Samhain (fim de Verão), Samhein, La Samon, ou ainda, Festa do Sol. Mas o nome que prevaleceu foi o escocês Hallowe'en.
Uma das lendas de origem celta falava que os espíritos de todos quantos haviam morrido ao longo de um determinado ano voltariam à procura de corpos vivos para os possuir e usar no ano seguinte. Os celtas acreditavam ser esta única oportunidade de vida após a morte. Os celtas acreditaram ainda em todas as leis de espaço e de tempo, o que permitia que o mundo dos espíritos se misturasse com o dos vivos.
Como os vivos não queriam ser possuídos, na noite do dia 31 de Outubro, apagavam as tochas e fogueiras das suas casa, para que elas se tornassem frias e desagradáveis e colocavam fantasias, desfilando ruidosamente à volta dos bairros, para assustar aqueles que procuravam os corpos para possuir.
O Halloween foi levado para os Estados Unidos em 1840, por imigrantes irlandeses que fugiam da fome que tinha atingido o seu país, tendo passado a ser conhecido como o Dia das Bruxas.
Alguns significados dos símbolos:
a abóbora: simboliza a fertilidade e a sabedoria
a vela: indica os caminhos para os espíritos do outro plano astral.
o caldeirão: fazia parte da cultura - como mandaria a tradição. Dentro dele, os convidados devem atirar moedas e mensagens escritas com pedidos dirigidos aos espíritos.
a vassoura: simboliza o poder feminino que pode efectuar a limpeza da energia negativa. Por equívoco, pensou-se que ela servia para o transporte das bruxas.
as moedas: devem ser recolhidas no final da festa para serem doadas aos necessitados.
os bilhetes com os pedidos, devem ser incinerados para que os pedidos sejam mais rapidamente atendidos, pois se elevarão através da fumaça.
a aranha - simboliza o destino e o fio que tecem suas teias, o meio, o suporte para seguir em frente.
o morcego - simbolizam a clarividência, pois vêem para além das formas e das aparências, sem necessidade da visão ocular. Captam os campos magnéticos pela força da própria energia e sensibilidade.
o sapo - está ligado à simbologia do poder da sabedoria feminina, símbolo lunar e atributo dos mortos e de magia feminina.

Adaptado de http://ilove.terra.com.br

Sem comentários:

Enviar um comentário